sábado, 30 de agosto de 2014

Encontro com a Rede de Sementes do Xingu

Organizado pelo Grupo SemeAr do Laboratório de Sementes e Mudas da UFSCar-Sorocaba, estaremos realizando uma troca de experiência entre alunos, professores e os coletores e integrantes da Rede Sementes do Xingu.

Esta é uma oportunidade única. Veja a programação:

A partir das 11:00 aguardamos no:

ATLAB-10 - LAIECO
Para uma troca de experiências

Como produzir sementes de qualidade?

A organização comunitária e adoção de procedimentos simples, mas bem estruturados pode contribuir para a restauração de áreas degradadas com a produção de sementes de boa qualidade.

É isto que se pode ver nesta série de vídeos, didáticos, interessantes e sensíveis, com o olhar mais artístico a este processo que envolve diferentes instituições.

Veja o vídeo:
 Como manejar Sementes Florestais
A ação conjunta entre a Associação Rede Sementes do Xingu, o Instituto Sócio Ambiental, a ESALQ e o LASEM-UFSCar mostra como ciência e ação se unem com resultados positivos para todos.

sábado, 9 de agosto de 2014

Vídeo: Organização em Rede

As diferentes redes de sementes em nosso país têm características próprias e atuam de forma ajustada as realidades de suas regiões.

Dentre elas, a experiência da Rede de Sementes do Xingu tem seu caminho formado pela participação ativa das comunidades indígenas, agricultores familiares, pequenos produtores, mulheres, pesquisadores e apaixonados pelo tema.

Não é possível não se apaixonar pelo olhar gentil, calmo e sensível de Tui Anandi e seus colegas e parceiros, entre eles Lila, Sara e Danilo em retratar este processo e sua forma de organização.



Assista o vídeo e se emocione também: acesse aqui.

Cartilha - Rede Sementes do Xingu

Construída a partir de um processo participativo em que o conhecimento científico se junta ao saber popular e inato dos componentes e parceiros da Rede, a cartilha "Coletar, manejar e armazenar: as experiências da Rede Sementes do Xingu" é um marco para o setor.

Oficina da Rede Sementes do Xingu em Canarana, outubro de 2013.
Nela são apresentados aspectos relativos à ecologia e biologia reprodutiva de plantas florestais, métodos para o planejamento da colheita de sementes, do seu manejo e como estabelecer os custos.

Trata-se de material de fácil leitura que mas que foi produzido com um caráter de consultivo.
Nela os tópicos são apresentados como questões que os coletores e produtores de sementes florestais se deparam no seu dia-a-dia. Seus instrumentos, técnicas, práticas são somadas a uma linguagem fácil.

Baixe clicando na cartilha, aproveite e consulte, use e guarde com carinho esta obra maravilhosamente ilustrada por Dedê Paiva.
 Baixe a cartilha diretamente do ISA
Cartilha RSX