quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Em 2000 foram formadas as Redes de Sementes Florestais. Neste tempo foram articuladas instituições que atuaram em ações que consolidaram momentos importantes como a publicação de parâmetros técnicos para a produção e colheita de sementes florestais, criação da figura do coletor de sementes.
Além disto, mecanismos legais como a IN nº 56/11 e a de regulamentação da análise de sementes foram criados e aperfeiçoados com as propostas das redes.

Com o novo panorama com a edição do novo Código Florestal o panorama se alterou, a demanda por sementes e mudas foi drasticamente reduzida criando uma lacuna no setor.

A demanda criada pelo PLANAVEG de restauração de cerca de 12,5 milhões de hectares e o CAR- Cadastro Ambiental Rural que vai identificar as potenciais áreas a serem restauradas. Todo este panorama gera a necessidade de se rearticularem as Redes de Sementes.



Com este objetivo, representantes das Redes se reuniram em Brasília com apoio da Rede de Sementes de Cerrado para discutir as estratégias a serem traçadas.

Um dos resultados foi a criação do Fórum das Rede de Sementes no Facebook e de um Grupo Articulador das Redes (GAR) que visa atuar na retomadas das articulações entre e dentro das Redes.

Maiores informações aqui no nosso blog ou entre em contato por email com lasem.ufscar@gmail.com.




Nenhum comentário: