quarta-feira, 30 de março de 2011

Novidades das Redes de Sementes

Neste dia 29 tivemos nossa reunião com o apoio da Rede Cerrado. Com a presença do Diretor de Florestas do PNF, João de Deus e de representantes do Ministério da Agricultura, discutimos o futuro das redes e do sistema brasileiro de produçlão de sementes florestais.
Ficou muito claro que as rede ficaram órfãs ao fim dos projetos que as criaram. A falta de continuidade de programas como o PENSAF e o Programa Nacional de Silvicultura de Espécies Nativas juntam-se ao adiamento das exigências para restauração de áreas de reserva legal os quais reprimem a demanda por sementes e mudas florestais.
Mas uma luz surge no fim do túnel!!!
Ela vem com a nova legislação de sementes florestais que contribui para a organização do setor e busca a inclusão do máximo possível de produtores dentro do sistema.
A outra é a resolução nº 429 do CONAMA que estabelece o uso das áreas de preservação permanente e reserva legal para a produção de sementes florestais e regulamenta a recuperação destas áreas.

Mas outra luta ainda temos a caminho: o Código Florestal. Caso se configure o panorama atual, não haverá o aque restaurar, não haverá mercado para as mudas de espécies nativas e caminharemos para a bancarrota ambiental de nosso país. Informe-se e junte-se aqueles que querem impedir esta situação. Mande emails para o parlamentares se posicionando contra este caminho. Informe-se!!! veja o vídeo.

Banco de dados e publicações

Tem dúvida onde encontrar um trabalho que somente foi apresentado em congresso?
Quer conhecer um pouco mais sobre a semente de uma espécies florestal?
Quem será que pesquisou isto...?

Então não deixe de conhecer o "Sementes do Brasil" e o Banco de Dados do INPA!!!!