domingo, 21 de agosto de 2011

Venda e troca de sementes

Se você quer trocar, comprar ou fornecer sementes e mudas, mande seu contato em nossos comentários ou envie email para:
projetoapoiar.ufscar@gmail.com 

Floresta Atlântica Densa:
1. Grupo de Coleta Sementes Nativas
Acesse no Facebook


Floresta Atlântica:
1. Rede Mata Atlântica de sementes florestais:
Envie email e cadastre-se no grupo:  rioesba@yahoogrupos.com.br

Floresta Amazônica:
1. Connarus

Floresta Atlântica Estacional:
Visite ou envie email para:
Florestando
Grupo Sementes Nativas - Email: grupo_sementenativa@yahoo.com.br
Tel: (15) 9701-9570 (15) 9733-1743
(José Ferreira ou Claudete)

Compre de fornecedores credenciados no RENASEM.

Não nos responsabilizamos pela qualidade do material comercializado, apenas apresentamos empresas e instituições indicadas por nossos parceiros e que realizaram cursos com as Redes de Sementes!!
VALORIZE ESTE TRABALHO.
ACESSE A LISTA DE VIVEIROS INSCRITOS NO RENASEM na região da Bacia do Rio Sorocaba e Médio Tietê: Clique aqui.

sábado, 20 de agosto de 2011

Curso de Formação de Coletores de Juiz de Fora

O curso foi realizado de 6 a 7 de agosto de 2011, com o apoio do Projeto Rede de Sementes de Minas Gerais, coordenado pela  Bióloga Alba Cordeiro do PREA- Programa de Educação Ambiental, de Juiz de Fora-MG.

Participantes do curso durante treinamento de Marcação de matrizes

Para maiores detalhes veja as fotos no album do curso clicando aqui.
Acesse o material didático disponibilizado para todos.

Novas Normas de Sementes e Mudas Florestais

Já se encontra em tramitação final as novas "Normas para a produção de Sementes e Mudas de Espécies Florestais".

Estas normativas têm o objetivo de organizar a produção e simplificar procedimentos para que haja uma legalização dos produtores e a sua inclusão nos processos legalizados.

Ouça a entrevista do representante do Ministério da Agricultura responsável por este processo Dr. José Neumar Francelino.

Aquisição do Manual de Procedimentos de Análise de Sementes Florestais

Para adquiri-lo entre em contato com: abrates@abrates.org.br


ou contacte:


(43) 3025-5120 ou 3025-5223.

Lançamento do Manual de Análise de Sementes Florestais, com alguns dos autores. Da esquerda para direita:  Fatima Piña-Rodrigues (UFSCar-Sorocaba), Manuel Lima Jr. (UFAM) -organizador da publicação, Marcia B. Figliolia (IFSP), Isolde Ferraz (INPA).

Lançamento de Manual de Análise de Sementes Florestais

No dia 18/08/2011 durante o VI Simpósio Brasileiro de Sementes Florestais e XVII Congresso Brasileiro de Sementes, em Natal -RN, foi lançado o MANUAL DE PROCEDIMENTOS DE ANÁLISE DE SEMENTES FLORESTAIS editado pela ABRATES- Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes Florestais.

O Manual foi organizado pelo Prof. Manoel Lima Jr. (UFAM) e contou com a colaboração de vários pesquisadores do setor.
Lançamento do Manual de Análise com a presença do Prof. Manuel Lima Jr. (UFAM) ladeado pelo  Presidente da ABRATES, Dr. Francisco Kryzanowiski, Dra Márcia B. Figliolia (Coordenadora do Simpósio) e Dr. José Rosalvo Andrigueto (Coordenador Interino do Comitê Técnico de Sementes Florestais da ABRATES)


Este material é um marco para o setor, sendo o segundo manual editado com esta finalidade.
O primeiro foi publicado pela Fundação Cargill em 1989 e organizado pela Prof. Fatima C.M. Piña-Rodrigues (UFRRJ).

Ambos materiais devem servir de base para contribuir para as novas Regras para Análise de Sementes Florestais em fase de organização pelo Ministério da Agricultura (MAPA).

Parabéns a todos por mais esta vitória!!!

Notícias

Vídeo inspirado na UFSCar-Sorocaba


O publicitário Luiz Chiozoto acaba de lançar o filme "Estigma" baseado na história da criação da UFSCar em Sorocaba. É um filme inspirador e baseado na observação da realidade.
Não deixe de ver!!!!




Projeto ApoiAr é notícia na mídia!!!


As atividades do Projeto ApoiAr foram notícia divulgando suas ações e a importância da nova legislação de sementes. O projeto conta com recursos do CNPq.
Leia mais clicando aqui.


Encontro promovido pelo INCRA visa gerar alternativa de renda com a produção de sementes e mudas de espécies florestais

Com a presença de representantes da Embrapa-SNT, da Floresta Nacional de Ipanema (ICMBio), da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar-Sorocaba), do ITESP e o INCRA-Sorocaba, foi realizado no dia 1 de março de 2012 um encontro com produtores rurais dos assentamentos Ipanema, de Registro, Apiaí, Guapiruvu, Promissão e Iperó.

O objetivo foi dar inicio a elaboração de um projeto que visa unir esforços de diferentes parceiros para a produção de sementes e mudas de espécies florestais de forma legalizada e como uma alternativa de geração de trabalho e renda para as famílias dos agricultores.

O modelo proposto baseia-se nos projetos que já vem sendo realizados em várias regiões do país, em especial pelas Redes de Sementes Florestais criadas pelo Ministério do Meio Ambiente a partir de 2000. Com esta iniciativa pretende-se a oferta de material de qualidade para a restauração de áreas degradadas e a implantação de sistemas agroflorestais, contribuindo assim para a conservação de recursos e proteção da floresta associada a produção agrícola ou florestal.
Superintendente regional do INCRA falando aos produtores rurais dos assentamentos Ipanema (Iperó), Guapiruvu, Apiái e de Iperó, na presença de representantes do ITESP, FLONA Ipanema, INCRA, UFSCar-Sorocaba e Embrapa. (àrea 1, assentamento Ipanema, 1/03/2012)

Na ocasião, o Sr. Diretor da FLONA Ipanema, Sr. Alexandre Cordeiro, manifestou publicamente seu interesse que a unidade de conservação seja uma das principais fontes de sementes para os colhedores que virão a ser treinados, promovendo assim a interação com as comunidades no seu entorno.

Para assistir ao vídeo da declaração, clique aqui.

Da mesma forma, a UFSCar-Sorocaba, representada pela Prof. Fatima Piña-Rodrigues, que já vem atuando neste tema junto ao Projeto Agrofloresta no entorno da Flona Ipanema e em Sete Barras (Registro-SP), falou sobre a experiência da instituição na realização de curso de formação de colhedores de sementes florestais e no apoio técnico a produção e ao artesanato com sementes e mudas de espécies florestais. Estas ações têm potencial de serem realizadas ainda este ano com recursos já liberados pelo CNPq para o Projeto ApoiAr, com a realização de vários cursos já agendados.

Na oportunidade a bióloga Priscila B. Gomes da Embrapa-SNT falou da experiência da instituição em projeto que está sendo realizado no estado do Pará, a partir da qual se pretende promover iniciativas semelhantes em São Paulo, como o apoio do INCRA e dos parceiros locais. Ressaltou a viabilidade desta atividade, desde que o sistema ocorra de forma organizada.

Para finalizar, o superintendente regional do INCRA, Sr. Alberto Paulo Vásquez apresentou a todos o interesse de que este projeto fosse construído de forma participativa e colaborativa. Sendo assim, após a reunião foram apontados representantes dos diferentes grupos que irão contribuir para a elaboração e divulgação das atividades do Projeto.
São eles:
Francisco Moreira Souza- COPEMAIO
Jairo Rodrigues Silva- Assentamento Ipanema
Abdel da Silva Lima - Iperó
Adriano Souza Lima - Apiaí
Narciso Kiuchin, Deolindo Teixeira, Elaine Maria Teodoro Correia - Guapiruvu
Willian Silva de Almeida - APROBIO
Cesar Carlos Santos - ARDA
Claudia Rodrigues - COAGROFIL
Sr. Boaventura - COOPAS

Outras notícias: