terça-feira, 23 de abril de 2013

Livro Sementes Florestais: quebra de dormência


O livro "Sementes Florestais: guia prático para a germinação 100 espécies nativas" foi lançado pelo Instituto Refloresta, com apoio do FEHIDRO, sob a coordenação do Eng° Florestal Roberto Bretzel.


"Esta publicação, produzida pelo Instituto Refloresta (antigo Ecoar Florestal) e seus parceiros, oferece informações fundamentais sobre germinação, trazendo uma grande contribuição aos profissionais que atuam na área florestal – viveiristas, produtores de sementes, técnicos e estudantes. Acreditamos que será uma facilitadora da atividade de produção do setor, pelo rigor das informações contidas e pela simplicidade com que são transmitidas, sendo, desde já, fonte de inspiração para a produção de outros materiais do gênero"
João Carlos Seiki Nagamura
Secretário executivo do Instituto Refloresta


Os exemplares impressos podem ser obtidos em:
R. Dr.Augusto de Miranda 1186 - Vila Pompéia CEP: 05026-001 -Tel: 11 2574-1626
refloresta@refloresta.org.br
II Curso de Tecnologia da Restauração Ecológica

O curso é promovido pela Bioflora em parceria com o Laboratório de Ecologia e Restauração Florestal (LERF/ESALQ/USP) e tem por objetivo a formação de profissionais que atuam, direta ou indiretamente, em projetos de restauração ecológica, visando a conservação e a restauração da vegetação nativa e o aumento da biodiversidade.

O curso é composto por 17 módulos, envolvendo todas as etapas dos processos de restauração ecológica. Os módulos são ministrados por profissionais que são referência na área, dentre eles O Prof. Pedro Bracalion da ESALQ, Prof. Ricardo Rodrigues LERF/ESALQ,  a Profª Fátima Piña Rodrigues da UFSCar-Sorocaba, entre outros.

Para mais informações, acessem o site
 http://www.viveirobioflora.com.br/ii-curso-de-tecnologia-da-restauracao-ecologica-2013 - para conferir os módulos, conteúdos programáticos, currículo dos professores e datas.

terça-feira, 16 de abril de 2013


Curso sobre Produção de Mudas na UFSCar-Sorocaba! 


Ministrado pela Equipe do Projeto ApoiAr, o curso ocorrerá nos dias 16 e 17 de maio com o objetivo de capacitar responsáveis técnicos, viveiristas e coletores de sementes.
Nosso foco principal é a capacitação de produtores de mudas, viveiristas e técnicos que atuam no âmbito da bacia do rio Sorocaba e Tietê, onde o Projeto ApoiAr atua.

Público-alvo: responsáveis técnicos, viveiristas e coletores de sementes. 

A inscrição poderá ser feita através do site: https://docs.google.com/spreadsheet/viewform?formkey=dFEzZlZrYW85R29vbUllZDFFcVA4OWc6MA

Taxa de inscrição: 
- Até dia 05/05: R$ 150,00 (incluso o material de apoio, certificado e coffee break).
- de 06/05 até 15/05: R$200,00 (incluso o material de apoio, certificado e coffee break).


Atenção: VAGAS LIMITADAS!

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Cursos em Sementes Florestais e Restauração

A Bioflora está realizando o curso "II Curso de Tecnologia da Restauração Ecológica".

Seu conteúdo abrange também tópicos relativos a produção de sementes florestais, ministrados pelos Professores Pedro Brancalion (ESALQ) e Fatima Piña-Rodrigues (UFSCar-Sorocaba).

Mais informações consulte:

http://www.viveirobioflora.com.br/ii-curso-de-tecnologia-da-restauracao-ecologica-2013